sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saúde, um problema de todos

 Vivemos em um mundo repleto de doenças, muitas dessas patologias podem ser evitadas com ações preventivas, como é o caso da Dengue. As instituições sanitárias ao realizarem trabalhos de prevenção e combate, encontram dificuldades, pois algumas pessoas tem receio em permitir que os órgãos responsáveis façam vistorias em seus imóveis.
  Em 31 de outubro de 1904; foi aprovada na então capital federal, Rio de Janeiro, uma lei que tornava obrigatória a vacinação da população para efetuarem matrículas escolares, conseguirem emprego formal, viagens, hospedagens e casamentos; a população logo começou uma revolta, que marcou a história do país, conhecida como "Revolta da Vacina"; essa ideia foi proposta por Oswaldo Cruz, que desejava uma melhoria na qualidade de vida da população; o povo mesmo sabendo dos riscos da situação em que se encontravam, ainda assim resistia a essa nova realidade.
 Não adianta o governo tenta fazer sua parte, se os maiores interessados não colaborarem; para que se alcance os resultados esperados. É preciso esforço conjunto das organizações de saúde e da sociedade, pois somente assim é possível alcançar uma saúde pública de qualidade.


Texto escrito para a avaliação mensal de Redação, no dia 01 de julho de 2011; quando divulgarem a nota, eu postarei aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário